Depois do “aceito” é chegada a hora de planejar o grande dia. Nesse momento a primeira dúvida que aparece é: por onde devo começar? Tornar o sonho de um casamento perfeito é um grande desafio ao casal de noivos, já que são inúmeros checklists para escolher.
Começar a se organizar com antecedência é o primeiro grande passo. Para quem deseja que tudo saia como o esperado, organizar gastos e definir um orçamento com os fornecedores são decisões que podem fazer toda a diferença nessa hora.
Nesse sentido, separamos algumas dicas incríveis para organizar e planejar seu casamento com mais facilidade e fugir de surpresas indesejadas. Confira para saber tudo!
1. Saiba quanto podem investir
Conversar com seu parceiro e definir qual o valor que vocês têm disponível para investir é o primeiro grande passo. Analisem suas economias, vejam de quanto vocês podem dispor e quanto conseguem guardar. Uma dica importante é não colocar metas impossíveis, mas sim uma parte do seu dinheiro que você possa realmente economizar.
2. Qual o estilo do seu casamento
O casal certamente tem uma característica que não pode deixar de ser impressa no grande dia! Definir local, formato e cerimônia são primordiais para que tudo saia como o esperado.
É importante não perder o foco e enlouquecer com todos os detalhes, comece definindo coisas básicas, assim vocês terão uma visão mais objetiva do que pretendem fazer.
3. Pesquisa de preços e serviços
Com o orçamento em mente é a hora de pensar na estrutura e pesquisa de preços e serviços que terá em seu casamento. Sabendo o quanto podem investir na festa, poderão pensar na contratação de uma assessoria.Esse serviço pode incluir um apoio aos noivos em diferentes níveis, que vão desde uma ajuda na decisão de todos os detalhes até uma ajuda somente no grande dia.
Outros orçamentos que já podem ser levantados são buffet, decoração, música e fotógrafos. Se a data estiver muito distante, consulte-os apenas para obter noções de valores, mas não se esqueça de que alguns prestadores de serviços podem oferecer descontos ao fecharem negócios com antecedência.
4. Faça um cronograma
Nada melhor para se organizar do que fazer um cronograma, não é? Organize tudo o que deve ser feito mês a mês para progredir na organização da festa. Confira abaixo um modelo que pode te ajudar:
entre 18 e 20 meses de antecedência: definir o casamento, a data e a pesquisa de fornecedores.
17 meses: escolher o local da festa;
15 meses: definir a empresa de fotografia e filmagem;
12 meses: fechar o buffet, o DJ ou banda, e marcar as datas e provas de cabelo e maquiagem;
9 meses: negociar e fechar a decoração;
7 meses: escolher o serviço de bar e eventuais brindes para os convidados (como chinelos ou outros mimos);
6 meses: organizar todos os detalhes da lua de mel;
5 meses: negociar o bolo, bem-casados, docinhos, fazer o convite para os padrinhos e daminhas, e escolher o vestido;
4 meses: fechar convites, o carro dos noivos e as bebidas que o buffet não oferece;
3 meses: definir o buquê e as lapelas dos noivos e padrinhos, véu, grinalda, sapatos e acessórios. Também é o momento de marcar a data do casamento no civil e definir a roupa do noivo e dos padrinhos;
2 meses: entregar os convites, degustar o cardápio e contratar os seguranças para a festa;
1 mês: provar cabelo e maquiagem, acertar os últimos detalhes do vestido e fazer reunião final com o DJ ou a banda, gravar os nomes nas alianças e finalizar a entrega dos convites;
1 semana: ensaiar a cerimônia, arrumar a mala da viagem de lua de mel, buscar o vestido e acessórios da noiva, a roupa do noivo, e realizar eventuais procedimentos de beleza.
MagiCelebrante Denny Kamogawa
Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.
Comments