• MagiCelebrante

Pajens e daminhas de casamento, o que você precisa saber para escolher os seus

O casamento é cheio de momentos e significados. Muitos esperam a entrada da noiva e outros o das alianças, para verem os pajens e daminhas. Muitos noivos optam um casal de crianças para carregar as alianças e abrir o caminho da noiva. Mas, atualmente vemos outras opções como cachorros, avós e muitos outros.


Assim como cada detalhe do casamento dá um certo trabalhinho, a hora de escolher como será a entrada das alianças também não é uma tarefa fácil. Separamos algumas dúvidas comuns para tentar ajudar vocês a tornarem esse momento em algo inesquecível.


Antes de tudo é importante entender a função e a importância desse ou desses personagens em um casamento, pois, por incrível que pareça, muitos noivos não sabem exatamente o que a dama de honra e o pajem fazem durante a cerimônia.



Função da dama de honra e pajem

Além de levar as alianças, os pajens e daminhas podem fazer muitas coisas que deixarão o casamento ainda mais charmoso e emocionante. Pode ser pétalas, buquê ou as famosas plaquinhas, vai da criatividade e do gosto do casal.


Pétalas: Muitas noivas acham belíssimo o corredor feito de pétalas de rosas antes de sua entrada na igreja, ou no local que será a cerimônia. Cabe a daminha de honra levar a cestinha com as pétalas pelo corredor por onde a noiva irá passar e jogá-las pelo caminho. Fazer um corredor com pétalas dá uma ar mais romântico para a cerimônia.


Mini buquê: Alguns casais optam por pequenos buquês para a a entrada da daminha, deixando a cerimônia mais graciosa. Para essa opção vocês podem esbanjar na criatividade. Ele pode ser feito de ursinho de pelúcia, de doces, mini flores.



Plaquinhas: Uma outra forma que fazer a entrada da daminha e do pajem é usar plaquinhas com mensagens. As plaquinhas são usadas para deixar a cerimônia mais divertida. As frases são as mais diversas. Vale desde versículos religiosos, até a clássica “lá vem a noiva”. Tem também há aquelas divertidas como “ainda dá tempo de fugir” e em seguida “não foge, ela está linda!”. Aproveitem para imprimir a personalidade do casal.



1. Qual a idade ideal para daminhas e pajens?

Se você optou por crianças, sempre bate aquele medo de elas não entrarem. Isso é muito comum quando são muito pequenas e na hora de entrar podem ficar tímidas ou nervosas. Segundo especialistas, para evitar este tipo de problema o casal pode optar por crianças entre 5 e 12 anos de idade. O ideal é elas serem íntimas dos noivos, para não se assustar diante de tanta gente diferente. É importante mostrar para eles que aquele momento é muito importante e alertá-las que um monte de gente vai ficar olhando para elas, além dos fotógrafos e cinegrafistas.


2. Se tenho muitas crianças na família e entre amigos, como escolher?

A dica aqui é pensem no grau de intimidade e proximidade com a criança. Alguns pais podem ficar chateados, mas o mais importante é considerar as crianças com quem os noivos realmente têm afinidade.



3. Existe limite ou quantidade de pajens e daminhas?

Não há regra para o número ideal de pajens e daminhas, mas antes de decidir os noivos devem levar em consideração o espaço da igreja ou local da cerimônia, para manter o equilíbrio visual e estrutural do evento. Vale pensar em ter somente o menino ou a menina. Caso você escolha várias crianças, é importante ter funções para todas elas.


4. Preciso ensaiar as crianças para a cerimônia?

Ensaie com essa turminha. o ideal é reservar um tempinho para ensaiar a entrada das crianças, para eles não se sentirem perdidos na hora. É legal fazer um rápido ensaio com elas também no grande dia. Peça para os responsáveis chegarem antes da celebração para a cerimonialista fazer o teste. O ensaio já minimiza as possibilidades de problemas.


Lembre-se que o local do casamento estará cheio de pessoas desconhecidas para os pequeninos, e que isso os deixará nervosos, uma dica é posicionar a mãe delas lá na frente, próxima aos noivos, chamando discretamente os filhos. Assim os pequenos se sentem mais seguros.


Mas não se esqueça, mesmo ensaiando, a entrada da dama de honra e do pajem nunca será como no ensaio. Isso não importa, pois, essa possível confusão torna a entrada deles mais espontânea e divertida, que ficará na memória de todos, tanto convidados, quanto os noivos. Portanto, deixe-os à vontade!



5. Como escolher a roupa ideal para eles?

É primordial que o traje escolhido ofereçam conforto a criança. Muito além da beleza, o bem estar delas deve vir em primeiro lugar. As roupas devem oferecer conforto total, pois as crianças vão querer brincar e correr pela festa.



Uma dica importante é considerar o local e horário da celebração. Se o casamento for à luz do dia, use tons pastéis e discretos. Se for à noite, pode-se colocar um pouco mais de brilho, bordados e renda.


Uma boa opção é combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar alguns detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais.


6. Devo pagar as roupas dos pajens e damas?

Que dúvida cruel! O especialistas dizem que é de bom tom que ao convidar pajens e daminhas, os noivos se ofereçam para custear os trajes das crianças, mas não é uma regra, caso os pais tenham boas condições financeiras, isso não é obrigatório. O que realmente deve ficar sob responsabilidade dos noivos são despesas com buquê, cabelo e almofadinha ou outro acessório que o pajem ou a daminha irá utilizar carregue.


7. Qual a ordem ideal da entrada?

Assim como tudo, aqui fica a critério do casal. As crianças podem entrar antes da noiva com as plaquinhas, por exemplo, ou jogando as pétalas de rosas para enfeitar o caminho. Outra opção é entrarem com a noiva, indo às crianças à frente e a noiva acompanhada pelo pai alguns passos atrás. Ou então, após a entrada da noiva ter um momento especial só para a entrada das alianças.


8. Quem pode ser dama de honra e pajem? Posso escolher adultos em vez de crianças?

O importante é que os noivos escolham a dama de honra e o pajem para o seu casamento de comum acordo. Essas crianças podem ser sobrinhos, primos, filhos de amigos, e até filho do casal!



Mas, há ainda aqueles noivos que querem homenagear um ente querido, e convidam a avó ou bisavó, por exemplo, como dama de honra. Tem casais que escolhem seu bichinho de estimação também, mas isso significa que não possam convidar crianças também como daminhas de honra ou pajem, na verdade colocar tanto crianças quanto adultos com essa função em uma cerimônia de casamento, deixará tudo muito mais encantador e emocionante. Vai do gosto dos noivos. Fica a dica!


MagiCelebrante Denny Kamogawa

Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.

Conheça mais clicando aqui.

Mapa do Site

MagiCelebrante Denny 

  • Whatsapp
  • MagiCelebrante Facebook
  • MagiCelebrante Instagram

Celebrante de Casamento em São Bernardo do Campo, São Paulo e Grande ABC, atende todo Brasil

Fornecedor recomendado pelos sites: casamentos.com.br e zankyou.com

Celebrações personalizadas, para casamentos de qualquer religião ou crença.

Tags: Casamento homoafetivo | Casamento Diferente | Celebração Criativa |   Celebrante no ABC | Celebrante em São Paulo