• MagiCelebrante

Dúvidas comuns sobre a troca de sobrenomes

Quando um casal decide oficializar a união é comum surgirem dúvidas a respeito de uma série de coisas, como por exemplo: como ficará o seu nome e o nome do seu parceiro depois da troca de alianças?


Essa questão é bem específica, e para te ajudar a entender melhor preparamos este material completinho com a resposta de algumas possíveis dúvidas que giram em torno da troca de sobrenomes dos noivinhos. Quer saber sobre? Então, vamos nessa!


Adotando o sobrenome do par

Hoje em dia tanto a mulher, quanto o homem, podem receber o sobrenome do par. Ou seja, se você não quer receber o sobrenome do seu futuro esposo e ambos acharam melhor que a sobrenome da esposa estivesse nos dois nomes, essa escolha pode ser levada a diante, da mesma forma para o contrário, basta que seja um consenso de ambas as partes envolvidas.


O nome pode voltar ao normal quando desejar

Então você casa no civil e muda seu nome, mas não gostou muito do resultado, ele ficou muito grande ou alguma coisa do tipo e você pretende modificá-lo novamente, revertendo no caso a solicitação feita anteriormente. Saiba que isso é sim possível, basta chegar junto ao mesmo cartório de casamento e fazer a solicitação da volta do nome para a antiga forma, a de sobrenome de solteiro.


Não é possível suprimir todos os sobrenomes de solteiro

Mesmo que você queira receber todos os nomes do seu futuro esposo, e ele os seus, não há a possibilidade de tirar todos os sobrenomes de solteiro, deve haver pelo menos um dos sobrenomes de solteiro seguido dos demais sobrenomes a serem adotados depois do casamento, se assim desejar.


O nome pode ser mudado mesmo depois do casamento civil

E se você casar no civil e não mudar o nome por opção daquele momento, e em seguida desejar ter o sobrenome do seu esposo, ou ele o seu, será que é possível?! Com certeza! Basta ir ao cartório onde ocorreu o casamento com registro civil e fazer a solicitação, após isso você deve se preparar para a mudança da documentação.


A atualização de documentos

Quando alguém se casa é necessário atualizar os documentos, dependendo especialmente se você mudou ou não o seu sobrenome. Se ele foi modificado é preciso que você faça a atualização de todos os seus documentos, mas se ele não foi modificado é preciso atualizar somente os documentos que usam o registro de nascimento como comprovação de existência, para agora ser transferido para o de casamento, como a cédula de identidade, entre outros.



MagiCelebrante Denny Kamogawa

Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.

Conheça mais clicando aqui.

Mapa do Site

MagiCelebrante Denny 

  • Whatsapp
  • MagiCelebrante Facebook
  • MagiCelebrante Instagram

Celebrante de Casamento em São Bernardo do Campo, São Paulo e Grande ABC, atende todo Brasil

Fornecedor recomendado pelos sites: casamentos.com.br e zankyou.com

Celebrações personalizadas, para casamentos de qualquer religião ou crença.

Tags: Casamento homoafetivo | Casamento Diferente | Celebração Criativa |   Celebrante no ABC | Celebrante em São Paulo