Antigamente organizar um casamento era algo mais simples. Era comum casar-se em casa ou no único salão da cidade. As opções de fornecedores como buffets e floristas era limitada. As mães decidiam praticamente tudo pelas noivas.
Com o passar dos anos,o mercado de casamento foi tomando uma nova forma:mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens no casamento. As próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e passaram a precisar cada vez mais de ajuda para tornar o grande dia algo especial e inesquecível.
Nesse contexto surgiram as assessorias de casamentos. Este trabalho consiste na gestão de todo o evento, já que tudo não começa no dia do casamento. Estas equipes ajudam a pensar em pontos importantes do antes, durante e depois.
Nos preparativos
Para escolher esses profissionais uma dica é pesquisar e conhecer a reputação desses fornecedores. Antes do grande dia, os assessores podem ajudar em alguns aspectos que listamos abaixo.
Conhecer o perfil dos noivos é fundamental, pois no dia do casamento, se tiver qualquer problema a assessoria estará preparada para pensar com a cabeça do casal. Esses profissionais podem dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam determinadas opções.
Eventualmente, ajudam na negociação com os fornecedores. Verificar os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Fazer e administrar o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo.
Algo importante na função desse profissional é que fazem o link entre os fornecedores,, porque nem todos os fornecedores conversam entre si espontaneamente.
No dia grande dia
No dia do casamento é responsabilidade dos assessores acompanhar a montagem da festa. Eles certificam-se de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado.
Esses profissionais são responsáveis por garantir que todos os profissionais tenham boas condições para realizar seu trabalho. Cuidar do cerimonial na Igreja, verificar se todos os fornecedores estão atentos ao timeline da festa e resolver eventuais problemas sem comunicar os noivos e familiares, são as principais funções deles no dia do evento . Caso necessário, sempre têm um plano B na manga.
Pós
Mesmo depois que a festa termina é necessário acertar alguns pontos. Os assessores se responsabilizam por quem leva o que, conferir as quebras de louça, gente que leva talheres, porta-guardanapos. Verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet, etc).
Tipos de assessoria
Caso o orçamento esteja um pouco mais apertado, os noivos podem optar por alguns tipos de assessoria.
Assessoria Completa
O profissional cuida de tudo. A assessora apresentará os orçamentos de fornecedores aos noivos, em que a partir daí, irão fazer visitas e degustações, para que possam escolher o fornecedor ideal. Acompanhará o fechamento dos contratos e elaborará o cronograma e planejamento do evento, além de marcar reunião para acompanhamento do cronograma e verificação dos detalhes finais.
Assessoria Personalizada
Os noivos se reúnem com a assessora e definem quais as tarefas que eles irão cuidar pessoalmente e quais serão passadas para o profissional. Pode ser solicitado também a assessoria para dia do evento.
Assessoria do Dia
A assessora não tem participação alguma nas escolhas de fornecedores, tomará conhecimento apenas dos contratos assinados e realizará reunião com os fornecedores para verificação dos detalhes finais. No dia do evento, os assessores têm a responsabilidade de cuidar do cerimonial e fiscaliza o cumprimento das prestações dos serviços contratados pelos noivos.
Os assessores de casamento são como “anjos da guarda”, organizam e planejam o evento desde a confecção dos convites até a coordenação do cerimonial, assumindo todas as responsabilidades e deixando os noivos tranquilos no grande dia.
MagiCelebrante Denny Kamogawa
Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.
Comentarios