top of page
  • Foto do escritorMagiCelebrante

ABC dos noivos: Como fazer a lista de convidados ser menos estressante

Depois de definir o salão de festas e o número de convidados que cabe no seu orçamento, um dos maiores desafios é organizar a lista de convidados. A vontade é de chamar todo mundo, então separamos para vocês 9 dicas de como passar por essa etapa sem muito estresse.


Nesse momento passam um milhão de dúvidas na cabeça como, por exemplo, devo convidar parentes distantes? Chamar amigos dos pais que nem conhecemos? E os colegas de trabalho, incluo todos na lista? Tenha em mente as prioridades e evite saias justas que possam estourar o seu orçamento.




1. Usar a racionalidade


A primeira dica é: elabore a lista de convidados racionalmente. Pode até ser complicado, mas se o casal não tirar o lado emocional dessa tarefa, será impossível elaborar a lista. Ser objetivo é primordial para que tudo fique dentro de planejado.


2. Limite os convidados dos pais


É tradicional separar uma porcentagem dos convites da festa para a escolha dos pais dos noivos, mas não se esqueçam, em um casamento as decisões devem ficar sempre por conta dos noivos, que são os grande anfitriões. Aos pais, resta que sejam compreensivos e entendo que a festa não é deles. Por isso, determine um número de convites para que os pais enviem a quem acham importantes e validem com eles depois.


3. Convidar colegas de trabalho


Manter fora da lista de convidados os colegas de trabalho pode ser uma opção muito radical. O importante é pensar que esse é um momento muito íntimo do casal, por tanto, aqueles colegas que são mais que parceiros de trabalhos merecem o convite. Mas, se ninguém do trabalho encaixa-se nesse perfil, o melhor é não convidar ninguém para que não crie constrangimentos. A dica aqui é comentar o menos possível sobre a celebração, assim não gera expectativas.


4. Duas listas


Tenha em mente que não será a primeira lista que será definitiva. O ideal é fazer no mínimo duas, uma com as pessoas que o casal deseja convidar sem dúvida nenhuma e uma segunda, por ordem de preferência, com aquelas pessoas que o casal deseja chamar mas não são familiares nem amigos próximos, ou aquelas que são convidadas por compromisso e que, com certeza, foram motivos de discussão.


Dessa forma, depois de enviar o primeiro lote de convites e começar a receber confirmações de presença, vocês poderão convidar outras pessoas para preencher essas vagas livres. Por isso, enviem os convites com antecedência suficiente para poder fazer um segundo envio.


5. Categorize


Uma boa dica para não esquecer de ninguém importante é separar a lista em categorias. Família nuclear, o restante da família, amigos do noivo e amigos da noiva, amigos em comum, colegas de trabalho, amigos dos filhos, essas são algumas categorias. Outra dia é também fazer uma tabela onde possa colocar os possíveis acompanhantes.


6. Seleção dos parentes distantes


Como já dissemos, tenha em mente que o casamento é uma celebração íntima e pessoal, por tanto não há uma obrigatoriedade de se convidar todos os familiares. Os mais distantes, ou aqueles com quem o casal não tem uma convivência direta, podem ser apenas comunicados sobre o acontecimento, mas não convidados. Se esses parentes que não têm uma convivência estreita forem convidados, o casal corre o risco de dar a impressão de que está convidando apenas para ganhar presentes, além de deixar de convidar aquelas pessoas que realmente fazem parte da vida dos noivos.


7. Chame apenas os amigos mais próximos


É normal querer chamar todos os amigos, mas é importante que os noivos tenham em mente que as pessoas mais próximas vão conviver com as ansiedades e ajudar em algumas escolhas para o casamento. Dessa forma, naturalmente o casal perceberá quais são aqueles que realmente não podem faltar no grande dia.


8. Envie convite individuais


Para fugir de situações constrangedoras, lembre-se de fazer convites nominais acompanhados de convitinhos individuais. Assim, fica subentendido o número de pessoas daquela família que estão realmente sendo convidadas para o seu casamento.


9. Confirmação de presença


Para evitar gastos indesejados ao final da festa, a última dica é confirmar com pelo menos um mês de antecedência a presença de seus convidados e se há ou não acompanhantes. Não se preocupe, não é deselegante fazer isso, dessa maneira, os noivos evitam de ter um número de convidados diferente do previsto.


É importante também ressaltar para que não se esqueça que mesmo planejando tudo com muito carinho, deve-se trabalhar com uma margem maior de convidados que podem aparecer mesmo que sem convite.


 

MagiCelebrante Denny Kamogawa

Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.

vertical light_edited.png

Muitos casais procuram cerimônias diferentes, não querem 'mais do mesmo' e não se sentem representados com discursos monótonos e repetitivos.

3be45bae-2876-440e-a64d-844e9b62c7a3_edited.jpg
bottom of page