• MagiCelebrante

10 dúvidas frequentes para casamento fora da igreja

O mais comum antigamente era que boa parte dos casamentos fossem feitos mediante uma cerimônia demorada e religiosa. Mas, hoje em dia, com a modernidade, a cerimônia religiosa foi sendo deixada de lado por alguns casais mais inovadores que optam pelo casamento não-religioso, com cerimônias diferenciadas, em praias, clubes, entre outros, casando somente no Civil.



Para esse tipo de casamento a organização da cerimônia passa a ser de total responsabilidade dos noivos, isso caso não contratem uma equipe especializada, e assim eles precisam decidir sobre os momentos, a festa, os padrinhos, o tipo de cerimônia, duração, celebrante, entre outros detalhes.


Para ajudar, trouxemos hoje a resposta para 10 dúvidas frequentes para casamento fora da igreja. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!


Tipos de cerimônia

A primeira dúvida que pode chegar na sua cabeça é qual o tipo de cerimônia que será escolhida para o dia do casamento. O primeiro passo seria identificar se o seu casamento será religioso ou não. Se desejar um casamento religioso é preciso ter a presença dos líderes religiosos como celebrantes e levar em consideração os momentos específicos que cada um adota em cerimônias matrimoniais. Agora, se você optar pelo celebrante convencional, que é um profissional da área de cerimônias, poderá escolher livremente qual o tipo de cerimônia do seu casamento. Existem diversos, como a das areias (na praia), a do vinho, a da árvore e ainda da vela.


Contratando o celebrante

A contratação do celebrante deve ser feita logo após a decisão do desenvolvimento do casamento na esfera não religiosa. Assim, o profissional estará sempre atualizado de todos os detalhes a cerca da cerimônia escolhidos pelo casal. Procure um profissional qualificado e que tenha experiência na área para que você se sinta seguro em um dos dias mais importantes de sua vida.


Quantidade de padrinhos

Muitos casais ficam em dúvida quanto a quantidade dos padrinhos na cerimônia. O indicado é que cada noivo tenha o máximo de quatro casais de padrinhos, estando dispostos em medidas iguais nos dois lados do altar, perto do noivo/da noiva que os escolheram.


Tempo de duração da cerimônia

A cerimônia de casamento pode demorar o quanto os noivos entenderem como necessário, e varia de acordo com cada tipo de cerimônia adotada. Mas, é sempre bom lembrar que cerimônias mais demoradas são bem cansativas e podem deixar os convidados entediados, sendo assim busque fazer em um tempo agradável e partir para a festa com animação.


Festa após o casamento

A festa após o casamento ocorre em casamento religioso ou não. O ideal é que os noivos tenham escolhido todos os detalhes do momento em prol da maior satisfação possível deles mesmos e dos convidados. O espaço da festa deve ter alimentação disponível para todos e estar sendo animada por alguma banda ao vivo ou música de fundo, o importante é deixar a atmosfera agradável.


Cuidados com a data do casamento

Tome bastante cuidado também com a data do casamento, que precisa ser cuidadosamente escolhida, uma vez que os noivos não devem pensar somente no próprio conforto, mas também no dos convidados. Evite marcar o casamento para um começo de semana, pois os convidados estarão desanimados e irão embora mais cedo, devido o trabalho do dia seguinte. Os fins de semana e feriados são ótimas opções.


Custo do casamento civil

O casamento civil é necessário para oficializar os votos do casamento. Sendo assim, é necessário fazer o pagamento do casamento civil junto ao cartório para ter acesso a documentação adequada que será assinada pelas partes no dia da cerimônia. O valor do casamento civil varia de um Estado para outro, saindo de R$150,00 e chegando a custar, até mesmo, R$850,00, em média. Informe-se no cartório mais próximo e verifique o preço.


O atraso da noiva

O atraso da noiva é considerado uma espécie de “charme”, mas que compromete boa parte da cerimônia, fazendo com que tudo atrase em relação a esse pequeno imprevisto. Dessa forma, para não deixar os convidados entediados e comprometer a qualidade do seu casamento, você noiva, não atrase!


Música ao vivo

A música ao vivo deve ser usada para animar o ambiente. Por isso, é indicado que você busque a opção que mais agradar o estilo dos seus convidados e ainda que se enquadre dentro dos padrões da cerimônia de casamento adotada. A nossa dica é optar pela música ao vivo, mas uma playlist bem preparada sempre será bem-vinda.



Homenagens

Para finalizar o processo de homenagens você pode estar inserindo antes da finalização da cerimônia um momento onde os seus pais, familiares em geral, amigos mais próximos e convidados interessados deixem os seus votos de felicidade ao casal junto de homenagens. Isso torna a cerimônia ainda mais emocionante e especial para todos.


MagiCelebrante Denny Kamogawa

Tenha uma celebração intimista, emocionante e surpreendente no seu casamento.

Conheça mais clicando aqui.

Mapa do Site

MagiCelebrante Denny 

  • Whatsapp
  • MagiCelebrante Facebook
  • MagiCelebrante Instagram

Celebrante de Casamento em São Bernardo do Campo, São Paulo e Grande ABC, atende todo Brasil

Fornecedor recomendado pelos sites: casamentos.com.br e zankyou.com

Celebrações personalizadas, para casamentos de qualquer religião ou crença.

Tags: Casamento homoafetivo | Casamento Diferente | Celebração Criativa |   Celebrante no ABC | Celebrante em São Paulo